No MOM System Service, é possível gerir tipos de email de resposta automática para diferentes ausências profissionais dos utilizadores do software. Ao clicar no ícone (roda dentada) que se encontra à direita do campo “Tipo de mensagem” na janela apresentada na Figura 22, vai abrir uma outra janela com as funcionalidades de criar ou modificar mensagens existentes, Figura 23.
Figura 23 – Janela para gerir tipos de email de resposta automática
Para criar um novo tipo, na tabela “Tipo de Mensagem”, caso tenha algum tipo selecionado, desselecione-o, clicando numa área em branco da mesma e, posteriormente, no campo “Novo – Tipo de Mensagem”, preencha o nome que pretende dar a este novo tipo e clique em “Aplicar” para guardar o mesmo.
Caso pretenda modificar o tipo existente, selecione-o na tabela “Tipo de Mensagem” e, no campo “Modificar – Tipo de Mensagem”, poderá alterar a sua denominação.
No “Editor de Corpo da Mensagem”, poderá criar ou editar o texto, utilizando as funções de formatação disponibilizadas: o tipo de letra, tamanho, negrito, itálico, sublinhado e cor, alinhar o parágrafo à esquerda, ao centro ou à direita, e criar listas com marcas e links.
Ao criar ou editar uma mensagem de email, deverá prestar atenção a “Legenda das Tags a usar”; estas Tags transportam a informação de alguns campos apresentada na Figura 23, nomeadamente o “Utilizador” e email e o campo “Até” para o corpo de email.
Em qualquer momento poderá pré-visualizar a mensagem de email em “Pré-Visualizar”, guardar as alterações do Tipo de Mensagem em “Aplicar” e fechar a janela e respetivo conteúdo em “Fechar”.

