Manual do Utilizador

Poderá configurar manualmente a sua conta de email, utilizando as configurações apresentadas nas tabelas 3, 4 ou 5, para emails com domínio próprio como Gmail ou Outlook.

Para poder configurar a sua conta de email no MOM System Services, clique duas vezes no utilizador que pretende e abra uma nova janela “Modificar Utilizador – nome utilizador” (Figura 10).

Figura 10 – Configuração de conta de email no MOM System Service

Posteriormente, preencha os dados de configuração de acordo com o seu servidor de emails (emails com domínio próprio/gmail/outlook) no campo “Nome de email”; preencha o nome do colaborador ou serviço a que pertence o email e/ou o nome da empresa; no campo “Email”, o email que pretende configurar; no campo “Password” indique qual a password definida na sua conta de email; no campo “Servidor de Envio”, preencha os dados indicados no servidor de saída na tabela da figura respetiva à sua conta de email; o campo “Porta de Envio” indica a porta SMTP por onde o seu email vai ser enviado; nos campos “Servidor de Receção” e “Porta de Receção” preencha com os dados do servidor de entrada e porta IMAP; para finalizar, ative o visto na caixa de seleção SSL/TLS e clique em aplicar para guardar as configurações efetuadas. Verifique as tabelas 3, 4 ou 5 para mais informação. Para se certificar de que preencheu tudo corretamente, clique no menu “Emails” e, de seguida, clique no botão “Enviar/Receber”.

Deve aguardar que todos os emails sejam rececionados e, apenas depois do cursor do relógio parar, poderá continuar a utilizar o software. Se, durante esta operação, for exibida alguma mensagem de erro, deve verificar se preencheu todos os dados da configuração do seu email corretamente e voltar a tentar.

Esta operação poderá demorar alguns minutos, dependendo da velocidade da sua internet e da quantidade de emails existentes na sua caixa de entrada.

Recomendamos que utilize IMAP e SMTP para a sua conta de email. O acesso de e-mail IMAP coordena entre o servidor e a sua aplicação de email. As mensagens que foram lidas/excluídas/respondidas aparecerão como tal, tanto no servidor como na aplicação de correio. O email de saída é enviado através de SMTP.

Recomendamos o uso de IMAP sobre SSL, pois fornece maior segurança para as suas interações com o servidor de email remoto.

Emails com Domínio Próprio

Configurações de email
Email: nomeemail@dominio.pt |.com |.eu
Password: Use a password da conta de email.
Servidor de Receção:

 

mail.esferacritica.pt

  • PORTA IMAP: 993
  • SSL/TLS
Servidor de Envio:

mail.esferacritica.pt

Porta SMTP: 587

Tabela 3 – Tabela de Dados para configuração de contas de email com Domínio Próprio

Conta Gmail

Configurações de email
Nome de usuário: nomeemail@gmail.com
Senha: Use a senha da conta de email.
Servidor de entrada:

imap.gmail.com

  • PORTA IMAP: 993
  • SSL/TLS
Servidor de saída:

smtp.gmail.com

·         Porta SMTP: 587

Tabela 4 – Tabela de Dados para configuração de contas Gmail

Conta Outlook

Configurações de email
Nome de usuário: nomeemail@outlook.pt
Senha: Use a senha da conta de email.
Servidor de entrada:

outlook.office365.com

  • PORTA IMAP: 993
  • SSL/TLS
    Servidor de saída:

         smtp.office365.com

    Porta SMTP: 587

    Tabela 5 – Tabela de Dados para configuração de contas Outlook